terça-feira, 24 de agosto de 2010

Remake: Os Homens Que Não Amavam as Mulheres

Que Hollywood vive uma crise criativa não é novidade para ninguém. Adaptações dos mais variados tipos (games, séries televisivas, livros, contos, fatos reais) surgem numa demanda gigantesca a cada ano que passa.
De uns tempos para cá, as refilmagens ganharam um espaço significativo nas poderosas produtoras. Grandes sucessos das décadas de 70, 80 é até mesmo 90 já possuem representantes atuais.
Agora Hollywood encontrou sua nova mina de ouro: adaptar filmes estrangeiros. Sim, essa prática já ocorre há algum tempo, mas para se ter uma idéia até 2012 deveremos ter mais de 6 remakes de filmes estrangeiros com ares de blockbuster e divulgação intensa. Algo que nunca aconteceu antes.
A estratégia adotada pelos estúdios é simples: pegar um filme estrangeiro de sucesso e comentado no mundo todo e adaptá-lo para sua terra, falado agora em inglês e esperando um retorno ainda maior do que o filme que está sendo refilmado.

Nesta parte do blog, serão comentados os mais aguardados remakes de filmes estrangeiros por Hollywood.
Vamos começar falando de "Os Homens que não amavam as mulheres''.


Denominado de Trilogia Millennium, essa série de livros policias da Suécia se tornou fenômeno em todo o mundo. Com mais de 20 milhões de livros vendidos no mundo (mais de 200 mil somente no Brasil, o que já é considerado um best seller) os livros foram consagrados por leitores vorazes de todo o planeta.
A série de livros foi escrita por Stieg Larsson, jornalista que morreu de infarto antes mesmo de ver o primeiro volume publicado.
Com o sucesso avassalador literário, os livros logo foram adaptados em sua terra natal, fizeram bonito nas bilheterias européias, tiveram boa receptividade mundo afora, inclusive estreando por aqui (é, foi meio que um milagre... apenas o primeiro chegou até o momento), além de ter sido muito bem aceito pela crítica especializada.
Eu sou fanático pela trilogia e posso afirmar que se trata de uma boa adaptação. Tem um clima interessante, protagonistas bem caracterizados e o enredo principal bem conduzido. Mas tem aquele problema de quem sempre leu o livro achar problema em tudo. Acho que muitas coisas ficaram sem nexo e muitos cortes. Talvez a sensação de quem não leu a obra seja diferente, porém em todo caso trata-se de um filme policial muito bom.

Claro que diante de todo esse alvoroço pela trilogia sueca Hollywood não ia perder a chance. A adaptação está sendo feita pela 20th Fox. As filmagens começam em setembro na Suécia. Daniel Craig (007) viverá o jornalista e investigador amador Mikael Blomkwist e a até então novata Rooney Mara, que disputou o papel com Ellen Page, Natalie Portman e Emma Watson viverá a magrela hacker Lisbeth Salander. Todos atores já fecharam contrato para toda trilogia, que segue com "A Menina que Brincava com Fogo'' e finaliza com '' A Rainha do Castelo de Ar''.
O escolhido para dirigir o projeto foi David Fincher (O Curioso Caso de Benjamin Button).
Sendo assim, ''Os Homens que não Amavam as mulheres'' é, ao mesmo tempo, uma adaptação literária e a refilmagem de um filme estrangeiro, assim como será ''Não Conte a Ninguém''.

No primeiro volume da trilogia, Mikael e Lisbeth se unem para desvendar um misterioso assassinato de um membro da família Vanger, uma das mais influentes e dona de um poderoso império industrial. Com muitos suspeitos, eles terão que revirar o passado da família em busca de uma solução.
O filme é a grande aposta para dezembro de 2011 nos cinemas.

Craig e Mara: Protagonistas de uma das maiores apostas de 2011

Assim Hollywood enxerga a chance de fazer uma ótima bilheteria se utilizando de sucessos internacionais.

Falando em Suécia um outro remake de lá estreará este ano, o tão bem falado ''Deixe ela Entrar''.
Na próxima semana!

Nenhum comentário: