sábado, 10 de julho de 2010

Cena Memorável: Vicky Cristina Barcelona


Sou muito fã de Woody Allen.
Comecei a gostar do diretor e roteirista depois que assisti Noivo Neurótico, Noiva nervosa. E me tornei seu fã de verdade depois de Match Point, a sensação do Festival de Cannes em 2005.
Depois disso, Allen fez Scoop - O grande furo, uma bobagem divertida, Vicky Cristina Barcelona e o apenas correto Tudo Pode Dar Certo.
Dentre esses últimos filmes, Vicky Cristina Barcelona se destaca pela sua divertida história, seus personagens carismáticos, suas situações inusitadas e deliciosas músicas.

O filme narra a história de duas amigas norte americanas (Vicky e Cristina) que vão passar as férias de verão em Barcelona. Lá, conhecem Juan Antonio que começa a se interessar pelas duas. Vicky, noiva, mais correta e centrada não corresponde. Já Cristina, solteira, despojada e sem nada a perder começa a se envolver com Juan. Começa uma paixão. Até o momento que Maria Elena, a insana ex-mulher de Juan retorna para casa.
O retorno de Maria Elena é genial. Completamente maluca e com os nervos a flor da pele, de início ela aceita a situação, um trio amoroso. Temos até um sensual beijo entre Scarlett Johanssen e Penelope Cruz. Mas Maria Elena logo perde as estribeiras e parte para o barraco, na famosa cena do "Chronic Dissatisfaction".

Trecho da cena:

Maria Helena: Te lo dije o te no lo dije?
Juan: What do you want?
Cristina: I want something different.
Juan: What?
Cristina: I don't know, not this.
Juan: There's no answer, Cristina...
Maria Helena : Antonio no lo entiendes que no ha conseguido lo que queria, quiere otra cosa, que esto ja no le basta, que es como una efermidad, que nunca le va bastar con nada!
Cristina: Don't get so upset, please.. and can you speak english please? I can't understand you.
Maria Helena: Esta niña nunca le va bastar con nada.
Juan Antonio: Please speak in English.(...)
Maria Helena: Como lo sabia! Como lo sabia!
Juan Antonio: Speak English, please, so she can understand all right?
Maria Helena: Chronic dissatisfaction, that's what you have. Chronic dissatisfaction. Big sickness. Big sickness.
(...)
Maria Helena: Do you know how much we love you?
Cristina: Yeah, and I love you both.
Maria Helena: No, you don't. No you don't. Niña de mierda! Niña de mierda! Niña de mierda! Como lo sabia! Como lo sabia!

Penélope teve seu Oscar mais que merecido. A cena é ótima.
O filme vai trilhando para seu final, que eu adorei. Bem realista.
Palmas para Woody!

Nenhum comentário: