sexta-feira, 30 de julho de 2010

Crítica: Apenas Uma Vez



O que acontece quando duas pessoas têm em comum a mesma paixão? Com que intensidade isso ocorre em nossas vidas?
Essas são as perguntas recorrentes no independente filme irlandês Apenas uma Vez (Once).
A produção vencedora do Oscar 2008 de melhor canção, narra a história de um rapaz (sim, os protagonistas não possuem nomes) que ajuda seu pai a arrumar aspiradores de pó e ainda toca e canta nas ruas de Dublin para mostrar seu talento e em busca de uma grana extra. Um dia tocando, ele conhece uma garota tcheca que vende flores nas ruas. Após algumas conversas os dois descobrem que têm em comum muito mais coisas do que imaginavam. Ele toca vilão, ela piano. Ambos são apaixonados por música.

A partir daí somos embalados por esta fábula urbana através de canções belíssimas, melodias agradáveis e carregadas de emoção.
Apenas uma Vez mostra a busca pelos seus sonhos. A união das pessoas pelo mesmo ideal.
Uma história simples e corriqueira, que podia cair no dramalhão e mesmice, se mostra algo verdadeiro, realista e apaixonante.
Além da produção bacana, claro que o grande destaque ficam com as músicas, que se encaixam perfeitamente com as cenas e situações propostas. Todas de autoria dos protagonistas, a maioria delas falam de amor e seus derivados.
Um filme pequeno, singelo e especial gravado nas ruas de Dublin, dirigido e escrito pelo estreante John Carney e protagonizado pelos cantores Glen Hansard e Marketa Irglova.

Caso você ainda não tenha visto esta pérola, aproveite, é uma grande experiência.
Enfim, Apenas uma Vez é uma celebração a vida. As nossas capacidades, aos nossos sonhos, as nossas conquistas.


Trouxe o comentário deste filme, porque Glen Hansard e Marketa Irglova, os protagonistas, vêm ao Brasil no final de agosto com sua banda, a The Swell Season.
No show, além das músicas da banda que vem com a Tour do álbum Strict Joy, com destaque para "Low Rising'' (que pode ser ouvia na atual novela Passione, da Globo), também estarão presentes as consagradas músicas do filme, como ''Falling Slowly'' (canção vencedora do Oscar) e ''Lies''.
A banda fará dois shows no Brasil.
Um dia 27/08 em São Paulo no Espaço HSBC e outro no Rio de Janeiro dia 28/08 no Vivo Rio.
Os ingressos já estão disponíveis para venda na internet.

Site:

Nenhum comentário: