segunda-feira, 5 de julho de 2010

Crítica: Ameaça Terrorista


Existem filmes que nos prendem pela sua história, outros pelas suas atuações, alguns por sua fotografia ou trilha sonora. Ameaça Terrorista (
Unthinkable no original) além de ter uma boa história e atuações acima da média, nos conquista por mais um motivo: por sua reflexão.

O filme mostra Younger, que se revolta contra sua própria nação convertendo-se ao islâmismo e armando bombas atômicas em diferentes cidades norte americanas. O FBI e o exército ficam desesperados com tal noticia. Mesmo pegando facilmente Younger, ele se nega a revelar as coordenadas exatas das localizações das bombas. Vendo que ele não está disposto a colaborar, eles partem para a tortura.

Ameaça Terrorista mostra com eficiência a situação dos EUA pós 11/09. É visível o desespero e fragilidade do país diante de tal situação e os seus esforços para se ver livre de tais ameaças.
Além de incomodar e provocar, o filme possui várias cenas tensas e questionáveis.
Até que ponto utilizar e concordar com a violência extrema para se conseguir o que quer? Quais as razões para ter tais atitudes? É justo bater numa pessoa indefesa? É certo perder um para salvar milhões?
Com muitas cenas fortes, o longa retrata todos esses dilemas de forma satisfatória, nos mostrando o ser humano em seu estado extremo nos dois sentidos (um torturador utilizando a violência extrema e um terrorista que se nega a falar diante de qualquer situação) . Debate o terrorismo e a tortura de um jeito absolutamente realista e atual. Quem é o vilão? O bom e o mau? Qual o lado certo e o lado errado? Até onde agir com violência quando o violentado é um terrorista?

Com um grande elenco, temos um excelente Samuel L. Jackson como o torturador e Michael Sheen como o terrorista. Todos se saem muito bem e isso se acentua muito mais nas cenas dos interrogatórios. Destaque também para Carrie-Anne Moss (a eterna Trinity de Matrix) que nos entrega uma personagem centrada e com algumas fragilidades que serão diretamente identificadas com o público.
A produção é competente, bem feita, mais nada de extraordinário.
Outro destaque são as cenas de tortura carregadas de tensão e muita violência, que nos deixa vidrados e com os olhos grudados na tela.
Mesmo nos momentos finais o filme nos apresentando algumas derrapadas, tudo é logo concertado por um minuto final excelente que encerra o filme de uma forma competente.

Repleto de discussões, Ameaça Terrorista é um suspense que prende nossa atenção, que nos deixa angustiados e que nos faz pensar que para se resolver uma situação, as vezes temos que pensar em algo inimaginável.

O filme sai direto em DVD no Brasil em agosto.




Nenhum comentário: